Quais são os tipos de veículos elétricos que existem?
Existem 3 tipos de veículos elétricos disponíveis:
Veículo Elétrico a Bateria (BEV):
Um veículo elétrico a bateria (BEV) é considerado um carro "totalmente elétrico". Os BEVs são alimentados exclusivamente por eletricidade, com seus motores elétricos consumindo corrente de baterias a bordo. Os BEVs não possuem nenhum motor a combustão.
Dado que os BEVs dependem exclusivamente de eletricidade, eles tendem a ter baterias de capacidade muito maior e saídas de quilowatts-hora (kWh) do que os veículos elétricos híbridos e híbridos plug-in comparáveis. Essa tecnologia de bateria extra normalmente resulta em BEVs custando mais do que outros tipos de EVs.
Os BEVs precisam de carga para serem conduzidos. Isso pode ser feito por meio de um carregador doméstico ou estação de carregamento rápido, ou energia recuperada por frenagem regenerativa.
Veículo Elétrico Híbrido (HEV):
Os veículos elétricos híbridos (HEV) possuem motor a combustão, igual ao dos carros convencionais, mas também possuem um motor elétrico auxiliar e uma bateria, muito menor do que a dos veículos elétricos ou dos híbridos plug-in. Isso porque esse motor elétrico serve apenas para ajudar o motor a combustão, que continua sendo o principal. Com o auxílio do motor elétrico, o motor a combustão se torna mais eficiente, principalmente em velocidade de cruzeiro (estável), e também em baixar velocidades e no arranque. Em um engarrafamento, um motor a combustão gasta muito combustível no para-avança. Um carro híbrido pode utilizar apenas o motor elétrico para se movimentar, ou seja, nesses casos o motor a combustão nem é acionado. Este tipo de veículo, se utilizado corretamente, consegue ter uma autonomia de até 20 km por litro.
Os veículos híbridos são mais semelhantes aos veículos a combustão normais, pois os proprietários só podem abastecê-los com combustíveis tradicionais (geralmente gasolina).
A tecnologia HEV carrega automaticamente a bateria através do que é conhecido como “frenagem regenerativa” e ativa o sistema de motor elétrico quando as condições são adequadas, o que significa que os motoristas não precisam monitorar a carga ou conectar os carros nas tomadas.
Veículo Elétrico Híbrido Plug-in (PHEV):
Um veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) combina um ICE com um motor elétrico e bateria de forma semelhante a um híbrido, mas vem com diferenças distintas.
Os PHEVs geralmente têm baterias maiores e motores elétricos mais potentes do que os híbridos, pois o sistema elétrico faz muito trabalho pesado durante a condução. Isso significa que os PHEVs podem ser conduzidos apenas no modo elétrico, desligando totalmente o ICE.
Dirigir um híbrido plug-in é semelhante a dirigir um híbrido, pois o carro recarregará automaticamente a bateria e alternará entre ICE e energia elétrica com base nas condições. No entanto, os motoristas têm a opção de reabastecer os PHEVs com combustível e eletricidade.
Um PHEV pode funcionar apenas com gasolina se toda a carga da bateria estiver esgotada, e apenas com a bateria se todo o combustível estiver esgotado.