Quais são os tipos de tomadas para recarregar veículos elétricos?
Para carregar o seu veículo elétrico em casa, no trabalho ou numa estação pública, uma coisa é essencial: a tomada da estação de carregamento tem de corresponder à tomada do seu automóvel. Mais precisamente, o cabo que conecta a estação de carregamento ao seu veículo deve ter o plugue certo em ambas as extremidades. Faz sentido, certo? Existem quatro tipos de plugues, duas para corrente alternada (AC) que permitem carregar até 43 kW e duas para corrente contínua (DC) que permitem uma carga rápida até 350 kW.
Existem dois tipos de plugues AC:
O tipo 1 é um plugue monofásico e é padrão para EVs da América e da Ásia. Ele permite que você carregue seu carro a uma velocidade de até 7,4 kW, dependendo da potência de carregamento do seu carro e da capacidade da rede.
Os plugues tipo 2 são plugues trifásicos porque possuem três fios adicionais para permitir a passagem da corrente. Então, naturalmente, eles podem carregar seu carro mais rapidamente. Em casa, a taxa de potência de carregamento mais alta é de 22 kW, enquanto as estações de carregamento públicas podem ter uma potência de carregamento de até 43 kW, novamente dependendo da potência de carregamento do seu carro e da capacidade da rede.
Existem dois tipos de plugues para carregamento DC:
CHAdeMO: Este sistema de carregamento rápido foi desenvolvido no Japão e permite capacidades de carregamento muito altas, bem como carregamento bidirecional. Atualmente, os fabricantes de automóveis asiáticos estão liderando a oferta de carros elétricos compatíveis com um plugue CHAdeMO. Permite carregar até 100 kW. CCS: O plugue CCS é uma versão aprimorada do plugue tipo 2, com dois contatos de alimentação adicionais para fins de carregamento rápido. Suporta carregamento AC e DC. Permite carregar a uma velocidade de até 350 kW.
Na Europa, assim como no Brasil, o carregador AC tipo 2, um plugue trifásico, é o padrão e a maioria das estações de carregamento possui uma tomada tipo 2. Mas atenção, algumas estações de carregamento têm um cabo fixo. Um cabo conectado pode fazer muito sentido em lugares onde você sempre carrega o mesmo carro, como em casa ou em uma vaga fixa de estacionamento de funcionários. É conveniente porque você não precisa carregar um cabo em seu veículo. Esteja ciente de que, se você carregar seu carro em uma estação de carregamento pública com um cabo fixo, terá que verificar se o cabo conectado se encaixa na tomada do seu carro.
Para resumir:
- Existem quatro tipos de plugue, dois para AC (tipo 1 e 2) e dois para DC (CHAdeMo e CCS).
- O tipo 1 é comum para veículos americanos, é um plugue monofásico e pode carregar a uma velocidade de até 7,4 kW.
- O tipo 2 é padrão para veículos europeus, asiáticos e agora também os brasileiros, é um plugue trifásico e pode carregar em um nível de até 43 kW.
- CCS é uma versão do tipo 2 com dois contatos de alimentação adicionais. Permite carregamento muito rápido.
- O CHAdeMO pode ser encontrado em carros asiáticos e permite altas capacidades de carregamento, bem como carregamento bidirecional.