Quanto tempo demora para recarregar um veículo elétrico
O carregamento dos veículos elétricos ainda é um dos fatores críticos que “seguram” o boom deste mercado. Isso porque a rede de recarda pública, ou eletropostos, ainda são muito raros, fazendo com que os donos de veículos elétricos dependam dos seus próprios carregadores para garantir que o mesmo estará sempre carregado e pronto para o uso.
A pergunta que todo mundo faz, ao pesquisar sobre veículos elétricos pela primeira vez: quanto tempo leva para recarregar? A resposta infelizmente não é tão simples quanto a pergunta. Uma série de fatores, quatro para ser mais exato, influenciam no tempo de recarga de um VE.
Os 5 fatores
Os 5 fatores que influenciam no tempo de recarga de uma bateria de carro elétrico:
- potência do carregador veicular
- potência do conversor embutido no veículo
- tipo de plugue
- capacidade da bateria
- curva de carregamento
Potência do carregador veicular
Os carregadores de veículos elétricos têm vários tipos. Os portáteis, ou emergenciais, costumam oferecer de 3,3 a 6 kW/h de potência. Já as estações de carregamento vão de 7,4 kW/h (o wallbox) até 22 kW/h (fast charger) em corrente alternada (AC), podendo ser acima de 50 kW/h em corrente contínua (DC). Porém, a potência oferecida pelo carregador pode não ser a mesma que chegará ao carro, conforme veremos abaixo.
Potência do conversor embutido no veículo
O conversor embutido no carro é o dispositivo que converte a corrente alternada (AC), que é a utilizada na rede elétrica no Brasil, em corrente contínua (DC) para alimentar a bateria. Esse conversor varia de potência de fabricante para fabricante e regula a potência que chega até a bateria. Mas como isso influencia no carregamento? Se você estiver utilizando um carregador de 22 kW, porém o conversor entrega somente 11 kW, a velocidade de recarga será de 11 kW. Ou seja, ele acaba funcionando com um “limitador”. Já se o carro for conectado em um carregador que fornece corrente contínua (DC), a recarga não passa por esse conversor, então a potência fornecida vai toda para a bateria.
Tipo de plugue
Outro fator que pode limitar o tempo de recarga é o tipo de plugue. O plugue tipo 1, por exemplo, utilizado nos EUA, permite uma carga no máximo de 7,4kW. O plugue tipo 2, utilizado na Europa, Japão e agora aqui no Brasil, permite uma carga de até 22 kW. Para cargas acima disto, em corrente contínua (DC) existem plugues específicos, como o CSS, o CHAdeMO, entre outros, que permitem correntes acima de 22 kW.
Capacidade da bateria
A capacidade da bateria também influencia no tempo de recarga. Se um carro tiver uma bateria de 50 kW, por exemplo, o mesmo levará quase 7h para recarregar completamente considerando uma fonte de 7,4 kW/h. Se a mesma bateria tiver 30 kW, ela recarregará em pouco mais de 4h com a mesma alimentação.
A "curva de carregamento"
Além disso, deve-se considerar a "curva de carregamento". Os suprimentos de corrente DIRETA são mais rápidos, mas também mais estressantes para a bateria. Para isso, o acumulador não será totalmente carregado, mas apenas até 80% da capacidade. A potência é automaticamente reduzida pelo carro elétrico na última fase de carregamento.
E novamente, se a bateria estiver muito baixa, a parte inicial do reabastecimento será mais lenta, e então atingirá a potência máxima entre 20% e 60% da sessão. As mesmas montadoras indicam um tempo de carregamento que, nesses casos, não corresponde ao cálculo simples feito anteriormente (capacidade da bateria dividida por potência máxima).
Quando a bateria está a níveis muito baixos, o fornecimento de energia para a mesma é reduzido automaticamente de forma a evitar danos. Da mesma forma, quando nível de carregamento de uma bateria chega a 80%, a velocidade de recarga também é reduzida de forma a não sobrecarrega-la e causar danos. Chamamos este acontecimento de Curva de Carregamento. Ou seja, a faixa ideal para utilização das baterias de carro (ou de qualquer outro dispositivo, diga-se de passagem) é entre 20% e 80%, quando a velocidade de carregamento não sofre redução e não há risco de danificar a bateria.
Resumindo, não há uma resposta certa para “quanto tempo demora para carregar uma bateria de carro elétrico”. Todos os critérios acima devem ser observados e mudam de carro para carro, de carregador para carregador, etc.