Perigos dos carregadores de veículos elétricos
O fogo é o perigo número um quando se trata de instalações EVSE. Embora o incêndio possa ser causado por vários motivos, a causa mais comum é a fiação elétrica e as fontes de alimentação desatualizadas dentro do prédio ou estrutura onde o carregador está instalado. Toda a fiação elétrica deve atender aos requisitos de carregamento do EVSE e deve ser compatível com cada uma das especificações técnicas do equipamento, independentemente de ser um carregador Nível 1 ou Nível 2.
Por exemplo, um carregador AC de parede padrão de 32A requer uma faixa de tensão de 110V-240V e 32A de potência de carregamento. Uma vez montado em uma parede, o carregador é conectado à fonte de energia ou rede da estrutura, que deve ser capaz de suportar as especificações do sistema de carregamento para transferir a energia AC com segurança e sucesso para o veículo durante o carregamento. Sem o suporte elétrico adequado, o carregador pode superaquecer e causar uma falha.
Ao contrário do que muitos pensam, as grandes baterias instaladas nos carros elétricos não tem perigo de explosão, pois possuem componentes elétricos que controlam a entrada e saída da carga e não permitem que a mesma sofra sobrecarga ou algo semelhante. Outro mito comum é sobre o risco de choque durante chuvas ou alagamentos. Nesses casos, as baterias possuem sensores que desligam o fluxo de energia da mesma.