Segurança de veículos elétricos

Segurança de veículos elétricos

Veículos elétricos são seguros?

Os EVs são inevitavelmente mais seguros do que os seus homólogos convencionais. Com menos componentes móveis e ausência de combustível inflamável, os EVs são menos propensos às preocupações comuns de segurança dos veículos convencionais.

Inflamabilidade

Fonte de energia para todos os carros elétricos, as baterias de íons de lítio são combustíveis nas quais contêm células de energia que, sujeitas a curto-circuito, caso sejam danificadas, podem resultar em incêndios. No entanto, as baterias de íon-lítio têm muito menos risco de explosão por incêndio quando comparadas à gasolina de veículos com motor de combustão interna. Para evitar curto-circuito ou danos externos, as baterias de veículos elétricos são normalmente cercadas por uma cobertura protetora de resfriamento cheia de líquido refrigerante. Além disso, apesar de seu resfriamento externo, todos os carros elétricos são instalados em uma matriz, não como uma enorme bateria de íons de lítio que restringe possíveis danos por mau funcionamento.

Qualidade do ar

VEs não produzem emissões. Queima de combustível, veículos com motor de combustão interna produzem gases perigosos como monóxido de carbono e dióxido de carbono como subproduto. Esses produtos não apenas prejudicam a atmosfera, mas também contribuem para uma doença fatal. Os VEs, por outro lado, não produzem emissões. Ao contrário dos veículos com motor de combustão interna que produzem gases perigosos, como o monóxido de carbono, como subproduto da queima de combustível, os carros elétricos são alimentados exclusivamente por baterias elétricas. “Emissões zero” significa melhor qualidade do ar que diminuirá significativamente as chances de doenças relacionadas à poluição do ar.

Manutenção

Menos peças móveis significam menos requisitos de manutenção. Veículos convencionais são propensos a avarias. Embora os veículos elétricos e com motor de combustão interna exijam manutenção de rotina, os intervalos para manutenção dos veículos elétricos são muito menores do que os dos veículos convencionais. Com apenas cerca de 20 partes móveis no trem de força de um carro elétrico em comparação com 2000 em um veículo convencional sujeito a marca e modelo, a manutenção do veículo elétrico deve ser bastante simples em comparação com seus equivalentes convencionais.

Carros elétricos, mais seguros em acidentes de carro

Apesar do tipo de veículo, independente de ter motor de combustão interna ou motor elétrico, os carros são máquinas fatais. Talvez o fato de os veículos convencionais com motor de combustão interna terem um tanque cheio mostre claramente que os carros elétricos não carregam gasolina e os torna mais seguros do que os carros movidos a combustíveis fósseis. As baterias de íon-lítio, no entanto, têm a tendência e aspereza de pegar fogo e algumas características de um explosivo. Mas, comparado aos veículos a gás, há um risco muito baixo desta ocasião, de fato, a tecnologia para baterias de automóveis está mudando constantemente à medida que as empresas tentam desenvolver maneiras de reduzir a resistência ao fogo.

Além disso, o peso substancial do carro elétrico tem um efeito positivo na segurança. Os EVs, tendo instalado o principal sistema de armazenamento de energia recarregável, são tipicamente mais pesados que os veículos com motor de combustão interna. A física básica é clara; se dois veículos de massas diferentes colidirem, o mais pesado terá menos desaceleração do que o veículo mais leve. Caso contrário, os ocupantes do veículo mais pesado correm menos risco de colisão do que os dos veículos mais leves.

© 2022 - HB Volt Carregadores Elétricos - Todos os direitos reservados.