Velocidades de carregamento
Muitos veículos elétricos já vem com um carregador que possui um plugue convencional na extremidade, para que seu carro possa ser conectado a uma tomada doméstica normal em sua casa ou garagem ou qualquer outro local quando você estiver viajando. Como o nome diz, são carregadores de emergência e os fabricantes não recomendam que seja utilizado como forma de carregar seu carro elétrico diariamente porque é muito lento; pode levar cerca de 15 a 17 horas para carregar o carro elétrico médio, dependendo do tamanho da bateria. Isso porque quanto maior a capacidade de carga da bateria, mais autonomia ela tem, porém também demora mais para obter a carga.
Um carregador rápido geralmente oferece velocidades de carregamento entre 7kW e 22kW, tornando possível carregar totalmente a maioria dos carros durante a noite, em cerca de 10 horas ou menos. Em carregadores acima de 11 kW, é possível também realizar uma fast recarga em algumas horas, ou seja, você pluga o carro por algumas horas para fazer uma recarga rápida..
Baterias em carros elétricos requerem eletricidade DC (corrente contínua) para carregar. Tanto os carregadores lentos quanto os carregadores rápidos normalmente consomem AC (corrente alternada) de sua fonte, então os carros elétricos precisam primeiro mudar isso para CC com um conversor embutido no sistema de carregamento do carro.
Os carregadores rápidos, ou fast chargers, são capazes de carregar carros elétricos muito mais rápido e vêm em dois tipos principais. Carregadores AC rápidos aceleram o processo simplesmente usando mais energia, em torno de 43kW. Esses tipos de carregadores são comumente encontrados em eletropostos de centros urbanos. Vale a pena notar, no entanto, que apenas um punhado de EVs é capaz de aceitar tais velocidades via AC.
A outra maneira de alcançar velocidades de carregamento mais altas é fornecer DC diretamente do carregador. Estes são frequentemente chamados de carregadores ultrarrápidos, operando a velocidades de 50kW – e até 350kW em locais de ponta, reduzindo os tempos de carregamento para cerca de 30 minutos, dependendo do carro.
A tecnologia está melhorando regularmente, com alguns modelos como o Hyundai Ioniq 5 capaz de carregar em velocidades de até 220kW, dando aos proprietários a capacidade de carregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos. Atualmente, o carro de carregamento mais rápido à venda é o Porsche Taycan, capaz de atingir velocidades de até 270kW. Os conectores CCS são usados para carregar EVs em velocidades rápidas e ultrarrápidas.
Os carregadores rápidos e ultrarrápidos geralmente estão localizados perto de autoestradas ou estradas principais, onde os motoristas de EV precisam da carga mais rápida possível para continuar sua jornada.
Qualquer carro pode usar um carregador rápido ou ultrarrápido?
Enquanto os carregadores estão ficando cada vez mais potentes e rápidos, a velocidade de carregamento será sempre definida pelo carro, mais especificamente pela bateria dele. Por exemplo, se você ligar um carro em um carregador de 22 kW, porém a bateria deste carro carrega no máximo 7.4 kW, a velocidade de carregamento será de 7.4 kW. O principal fator é a capacidade de carregamento de um carro e o segundo é o tipo de conector que ele usa. A maioria dos carregadores rápidos e rápidos AC e DC usa o conector 'Tipo 2' (mais sobre os tipos de conectores abaixo) e cada carro elétrico terá um limite superior para sua velocidade de carregamento para proteger sua bateria.
O Renault ZOE padrão, por exemplo, tem capacidade máxima de carregamento de 22kW (CA); conecte-o a um carregador mais potente que este e o carregamento será automaticamente restrito a 22kW. Vale a pena notar que você pode adicionar o carregamento rápido CCS como opção no ZOE, para velocidades de até 50kW.
Carros elétricos de carregamento mais rápido
Muitos carros elétricos agora são compatíveis com carregamento ultrarrápido, mas alguns são mais rápidos que outros. Os carros elétricos de carregamento mais rápido incluem modelos premium, como Porsche Taycan, Mercedes EQS e Audi e-tron GT. O Mercedes EQS, por exemplo, pode ser carregado de 10 a 80% em cerca de meia hora se você encontrar um carregador capaz de velocidades de carregamento de 200kW. Isso também oferece um alcance impressionante de cerca de 453 milhas no modelo EQS 450+.
O Hyundai Ioniq 5 e seu carro irmão, o Kia EV6, no entanto, são alguns dos primeiros carros elétricos convencionais a oferecer níveis semelhantes de tecnologia de carregamento rápido. Se você encontrar um carregador ultrarrápido compatível, tanto o Ioniq 5 quanto o EV6 podem ser carregados de 10 a 80% em apenas 18 minutos - os modelos de especificações mais altas do Ioniq 5 carregam a uma velocidade de 220kW, mas os modelos EV6 são capazes de Velocidades de carregamento de 233kW. Você terá um alcance de até 300 milhas na versão de tração traseira do Ioniq com uma bateria grande e até 328 milhas no Kia EV6.
Apesar das velocidades de carregamento mais lentas, carros elétricos como o Fiat 500 com baterias menores podem ser carregados com bastante rapidez (cerca de 30 a 35 minutos), mas espere valores de alcance modestos de 115 milhas e 199 milhas nos modelos de bateria de 24kWh e 42kWh, respectivamente.