Como funciona, quais são os tipos no mercado, qual é o custo e qual é a durabilidade das baterias de veículos elétricos existentes no mercado?
Como funcionam as baterias de carros elétricos?
Carros com motor de combustão interna obtêm energia da queima de gasolina ou diesel, enquanto veículos elétricos obtém sua energia diretamente de um grande pacote de baterias.
Eles são muito parecidos com uma versão ampliada da bateria de íons de lítio (Li-ion) em seu telefone celular - os EVs não usam uma única bateria como um telefone, eles usam um pacote que é composto de milhares de baterias de lítio individuais trabalhando juntas. Quando o carro está carregando, a eletricidade é usada para fazer mudanças químicas dentro de suas baterias. Quando está na estrada, essas mudanças são revertidas para produzir eletricidade.
Tecnologia de bateria de carro elétrico
As baterias EV passam por ciclos de 'descarga' que ocorrem durante a condução e 'carregamento' quando o carro está conectado. Repetir esse processo ao longo do tempo afeta a quantidade de carga que a bateria pode suportar. Isso diminui o alcance e o tempo necessário entre cada viagem para carregar. A maioria dos fabricantes tem uma garantia de cinco a oito anos em sua bateria. No entanto, a previsão atual é que uma bateria de carro elétrico durará de 10 a 20 anos antes de precisar ser substituída.
Como uma bateria e o motor elétrico do carro funcionam juntos é surpreendentemente simples – a bateria se conecta a um ou mais motores elétricos, que acionam as rodas. Ao pressionar o acelerador, o carro instantaneamente alimenta o motor, que gradualmente consome a energia armazenada nas baterias.
Os motores elétricos também funcionam como geradores, então quando você tira o pé do acelerador o carro começa a desacelerar convertendo seu movimento para frente de volta em eletricidade – isso acontece com mais força se você pisar nos freios. Esta frenagem regenerativa recupera a energia que de outra forma seria perdida, armazenando-a novamente na bateria e melhorando assim a autonomia do carro.
Bateria de carro elétrico de íon de lítio
Uma bateria de íons de lítio (Li-ion) é um tipo de bateria recarregável usada em veículos elétricos e em vários eletrônicos portáteis. Eles têm uma densidade de energia mais alta do que as baterias recarregáveis típicas de chumbo-ácido ou níquel-cádmio. Isso significa que os fabricantes de baterias podem economizar espaço, reduzindo o tamanho geral da bateria.
O lítio também é o mais leve de todos os metais. No entanto, as baterias de íons de lítio (Li-ion) não contêm metal de lítio, elas contêm íons. Para aqueles que se perguntam o que é um íon, um íon é um átomo ou molécula com uma carga elétrica causada pela perda ou ganho de um ou mais elétrons.
As baterias de íon de lítio também são mais seguras do que muitas alternativas e os fabricantes de baterias precisam garantir que as medidas de segurança estejam em vigor para proteger os consumidores no caso improvável de falha da bateria. Por exemplo, os fabricantes equipam os veículos elétricos com proteções de carregamento para proteger as baterias durante repetidas sessões de carregamento rápido em um curto período de tempo.
Vida útil da bateria do carro elétrico
Uma vez que uma bateria EV perde sua capacidade de alimentar um veículo, ela pode ser usada para alimentar uma casa ou edifício, contribuindo para um sistema de armazenamento de bateria. Um sistema de armazenamento de energia de bateria armazena energia de baterias que podem ser usadas posteriormente.
Se você alimentar sua casa com energia renovável, como eólica ou solar, também poderá emparelhá-la com uma bateria EV. Você pode armazená-lo para usar durante a noite quando o vento e a luz solar são reduzidos. Ou mesmo durante o dia ao lado da energia solar ou eólica. Este método de geração de energia pode ajudá-lo a economizar nas contas e reduzir a quantidade de energia que você usa da rede.
A bateria de um carro elétrico é uma tecnologia comprovada que durará muitos anos. Na verdade, os fabricantes de veículos elétricos garantem isso. A Nissan garante que suas baterias de carros elétricos durarão oito anos ou 100.000 milhas, por exemplo, e a Tesla oferece uma garantia semelhante.
Isso pode parecer notável quando a bateria do seu celular começa a se desgastar depois de apenas alguns anos, mas durante esse período ela pode ser totalmente carregada e descarregada centenas de vezes. Cada um desses chamados ciclos de carga conta para a vida útil da bateria: depois de talvez 500 ciclos completos, uma bateria de íon de lítio começa a perder uma parte significativa da capacidade que tinha quando nova.
Embora isso possa ser bom em um telefone, não é bom o suficiente para um carro projetado para durar muitos milhares de quilômetros, então os fabricantes de veículos elétricos fazem um grande esforço para fazer com que as baterias de carros elétricos durem mais. Em um EV, as baterias são 'bufferizadas', o que significa que os motoristas não podem usar toda a energia que armazenam, reduzindo o número de ciclos pelos quais a bateria passa. Juntamente com outras técnicas, como sistemas de refrigeração inteligentes, isso significa que as baterias de carros elétricos devem proporcionar muitos anos de vida útil sem problemas.
De fato, para preservar a vida útil de uma bateria de veículo elétrico, os fabricantes garantem que haja capacidade extra adicional para compensar a degradação ao longo do tempo. Assim, à medida que um veículo elétrico envelhece e a bateria volta a funcionar, a capacidade de reserva adicional é consumida. Isso permite que o alcance do veículo permaneça o mesmo durante toda a vida útil da bateria. Quando a capacidade da bateria cair abaixo de 80%, os motoristas podem começar a notar uma queda no alcance e no desempenho da bateria.
Custo de substituição da bateria do carro elétrico
Quando se trata de substituir uma bateria de veículo elétrico, você não precisa se preocupar muito, pois muitos fabricantes oferecem uma garantia de até 8 anos ou 100.000 milhas. O que significa que, mesmo que você precise substituí-lo em um evento infeliz de algo dar errado, ele poderá ser coberto por esta garantia. Lembre-se de sempre verificar o tipo de garantia oferecida pelo fabricante do seu carro elétrico escolhido.